No ano de 1879, o governo português determina a abertura de concurso para a construção de uma nova ponte sobre o rio Douro. O projecto contempla uma ponte metálica, no local que se julgar mais conveniente em frente da cidade do Porto, para a substituição da ponte pênsil. Foi vencedor o projecto da empresa belga Soviete de Willebroeck. O responsável pelo mesmo foi o Engenheiro Teófilo Seyrig. Este autor foi o da concepção e chefe da equipa de projecto da Ponte Maria Pia, enquanto sócio de Gustave Eiffel.
A construção iniciou-se em 1881 e foi inaugurada em 31 de Outubro de 1886, dia do aniversário de el-rei D. Luiz.
Características:
A Ponte de D.Luiz tem dois tabuleiros metálicos, o seu comprimento é cerca de 395 metros e 8 metros de largura. O tabuleiro superior apoia-se nos encontros de cantaria e nos três pilares de cada margem do rio. O arco é formado por duas curvas parabólicas divergentes e mede 172 m de corda e tem 44,6 m de flecha.
Actualmente é utilizada pelo metro do Porto.
A construção iniciou-se em 1881 e foi inaugurada em 31 de Outubro de 1886, dia do aniversário de el-rei D. Luiz.
Características:
A Ponte de D.Luiz tem dois tabuleiros metálicos, o seu comprimento é cerca de 395 metros e 8 metros de largura. O tabuleiro superior apoia-se nos encontros de cantaria e nos três pilares de cada margem do rio. O arco é formado por duas curvas parabólicas divergentes e mede 172 m de corda e tem 44,6 m de flecha.
Actualmente é utilizada pelo metro do Porto.
2 comentários:
Olá,
Agradeço o simpático comentário n' aluaflutua.
Também é verdade que gostei de ter passeado na raiz do pensamento.
:)
Boa Páscoa.
Viva !
As características sumárias da ponte, verdadeiro ex-libris portista, são de grande utilidade quer para o turista quer para o viajante.
Nesta "dupla personalidade", já assentei no meu livro de memórias para futuras divagações fotográficas.
António Matos
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