sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O que é a Biodiversidade?

Biodiversidade ou diversidade biológica, consiste na variedade da natureza viva. Trata-se de um tema actual, em que os biólogos, ambientalistas, líderes políticos, e cidadãos comuns reconhecem a importância do mesmo na nossa sociedade. Surge nas últimas décadas do Século XX, com a destruição e extinção de várias espécies e ecossistemas. Pode ser definida, como a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as circuntâncias ecológicas nas quais elas sucedem. Pode-se afirmar que é a relação de vários parâmetros: ecossistema, comunidade, espécies, populações e genes, numa área estabelecida. A Biodiversidade varia nas diferentes regiões ecológicas, tem mais expressão nas regiões tropicais do que nos climas temperados. Também relaciona-se com variedade de vida no planeta Terra, assim como, a variedade genética das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos, de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos.
A Biodiversidade insere a variabilidade ao nível local, a alfa diversidade, complementaridade biológica entre habitats, a beta diversidade e variabilidade entre paisagens, a gama diversidade. Junta a totalidade dos recursos vivos, dos biológicos e dos recursos genéticos.
Convém referir que a espécie humana está dependente da Biodiversidade para a sua sobrevivência.


Encontro com a poesia

Os paraísos artificiais Na minha terra, não há terra, há ruas; mesmo as colinas são prédios altos com renda muito alta. Na minha terra, ...